TEXTOS E ATIVIDADES DE ARTES VISUAIS

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"Planejando uma atividade usando mídias digitais”


Autoras: Susie Barreto da Silva
                        Belizia de Oliveira Bahia


Modalidade / Nível de Ensino: Ensino médio.
Componente Curricular: Artes
Tema: Questões sociais enfatizadas através de Histórias em quadrinhos: Utilizando o programa Hagáquê.


Dados da Aula
-O que o aluno aprenderá com esta aula:
Espera-se que ao final das aulas os alunos tenham competência para:
• Conhecer e reconhecer as características, constituição e funcionamento do gênero histórias em quadrinhos.
• Diferenciar os diversos tipos de balões.
• Conhecer a representação da fala e do pensamento
• Conhecer a diferença entre solilóquio, monólogo e diálogo
• Expandir a criatividade
* Aumentar o vocabulário
* Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita.
• Aumentar seus conhecimentos da Língua Portuguesa
• Desenvolver histórias em quadrinhos
• Dominar o programa Hagaquê

- Número de aulas e duração das atividades:
• 5 aulas de 45 minutos cada.
-Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
• Instruções sobre a escolha do tema de cada equipe
• Domínio (conhecimento) sobre o tema a ser trabalhado, através de leitura.
• Debates com perguntas e respostas (gravidade do tema, efeitos sociais, possíveis soluções), entre os membros das equipes, para fixação do assunto a ser trabalhado.
• Noções acentuadas de onomatopéias, ex: (explosão: bum! – sono: zzzzzz – beijo: smack!), etc...
• Instruir os alunos quanto às situações cujos diálogos terão características de charge ou de cartum.
• Instruir os alunos quanto à caracterização dos personagens (traje / linguagem), etc...
- Estratégias e recursos da aula.
• Pendrive
• Google (para pesquisa)
• Data Show
• Dicionário Eletrônico
• Atividades em equipes.
• Discussões coletivas.
• Roteiro de estudo.
• Computadores conectados à internet)
• Programa hagaqué
- Recursos Complementares.
• Editor de texto
• Computador
• Conexão com internet
- Procedimento.
• A importância da integração da tecnologia no processo de ensino aprendizagem.
• Conversar com os alunos sobre as questões sociais e a importância de conhecer/ debater sobre os mesmos
• Explicar a turma que as questões sociais debatidas em sala serão expressadas em historia em quadrinhos, utilizando-se o programa Hagaqué
• Cada equipe deverá nomear um(a) secretário(a), que anotará todas as ocorrências das reuniões, para que haja uma seqüência correta da elaboração do trabalho
• Explicar como as histórias em quadrinhos são desenvolvidas, suas características, seus elementos e etc
• Dividir a turma em equipes de 5 ou 6
• Cada equipe selecionará uma questão social para trabalhar
• Após a escolha da questão a ser trabalhadas, os alunos passarão a construir a história, com os diálogos entre os personagens.
• As equipes passarão as histórias criadas para o editor de texto.
• 50% das imagens utilizadas nas histórias em quadrinhos devem ser selecionadas da internet e os outros 50% criadas pelos alunos, que devem desenhar, pintar, fotografar e transferir para o computador
• Na sala de informática os alunos aprenderão a utilizar o programa hagaqué, criador de história em quadrinhos
• Com textos e imagens já concluídos, as equipes montarão as histórias em quadrinhos no hagaqué.
- Avaliação.
 • Será realizada por equipes, considerando-se: criatividade, desempenho, compromisso com o trabalho, assiduidade, qualidade e pertinência dos diálogos (monólogos, diálogos, solilóquios, etc...),
- Divulgação do trabalho.
• Publicação no blog da escola.
• Impressão das histórias em quadrinhos para exposição na escola (mural
• Gravação de CD com todas as histórias em quadrinhos para distribuição entre os componentes das equipes.
1ª aula. (atividade realizada na sala de aula)
• A importância da integração da tecnologia no processo de ensino /aprendizagem.
• Conversar com os alunos sobre as questões sociais e a importância de conhecer/ debater sobre os mesmos
• Explicar a turma que as questões sociais debatidas em sala serão expressas em histórias em quadrinhos, utilizando-se o programa Hagaqué.
2ª aula. (atividade realizada na sala de aula)
• Explicar como as histórias em quadrinhos são desenvolvidas, sua característica, seus elementos e etc
• Dividir a turma em equipes de 5 ou
• Cada equipe selecionará uma questão social para trabalhar
• Após a escolha da questão a ser trabalhadas, as equipes passarão a construir a história, com os diálogos entre os personagens.
3ª aula. (atividade realizada na sala de informática)
• As equipes passarão as histórias criadas para o editor de texto.
• 50% das imagens utilizadas nas histórias em quadrinhos devem ser selecionadas da internet e os outros 50% criadas pelos alunos, que devem desenhar, pintar, fotografar e transferir para o computador.
4ª aula
• Na sala de informática os alunos aprenderão a utilizar o programa hagaqué, criador de história em quadrinhos.
5ª aula.
• Com a história elaborada, textos e imagens já concluídos, as equipes montarão as histórias em quadrinhos no hagaque.


OLHANDO PARA UMA PRÁTICA COM O USO DE TECNOLOGIAS

Criando um vídeo animado com o Paint e Movie Maker 21.10.2009
Autor : Daniela Braga de Paula
Co-autor(es) : Eliana Dias
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Criando um vídeo animado com o Paint e Movie Maker

A aula Criando um vídeo animado com o Paint e Movie Maker elaborada pela professora Daniela Braga é muito interessante e criativa, pois propõe aos alunos uma atividade dinâmica e envolvente. Essa atividade permite ao aluno perceber e entender a relação existente entre a música e o vídeo, além de proporcionar a criação de um vídeo animado a partir de uma música que o aluno goste.
A atividade foi realizada em 04 aulas com a duração de 50 minutos. Para a realização da mesma foi fundamental um conhecimento prévio dos alunos sobre o manuseio dos programas Paint e Movie Maker. A professora utilizou como recurso didático para a realização dessa atividade o Datashow. O laboratório de informática, a internet e os programas Paint e Movie Maker.

Percebe-se que, na primeira aula a professora intencionalmente trabalha com os alunos a interação e ajuda ao próximo, pois divide a turma em duplas, onde quem tem mais facilidade em manusear os programas ajuda quem tem mais dificuldade. É explicado aos alunos o objetivo da atividade, que é criar um vídeo animado da canção “Marvin”, dos Titãs. Ela propõe assistir primeiro a um vídeo, que apresenta uma produção semelhante ao que será feito por eles, e assim, assistem a canção “Eduardo e Mônica” da Legião Urbana.

Após assistirem ao vídeo é discutido sobre o que é seleção de cenas, sincronia e animação. Logo em seguida, é dada aos alunos a cópia da canção que eles vão animar. Percebe-se a importância de saber selecionar as cenas, pois as imagens precisam ter sincronia com a música, pois elas devem retratar o que a melodia diz em cada momento, além disso, é fundamental tornar interessante e envolvente a animação dessas imagens em sincronia com a música para quem vai assistir. Com a letra da canção em mãos os alunos podem ler, refletir e interpretar o que o autor quer dizer.

Nas 2 e 3 aulas, utilizando o programa Paint, as imagens selecionadas pelos alunos foram organizadas de acordo com a letra da música, criando assim, as cenas. Na 4 aula, utilizando o programa Movie Maker os alunos concluíram a atividade criando o vídeo. Muito interessante esse momento, pois com a música de fundo as imagens que retratavam cada momento da melodia foram colocadas, e logo após, a animação foi introduzida, como a transição dos slides e os efeitos de vídeo. Os trabalhos realizados pelas duplas podem ser publicados no You tube para que sejam assistidos pelos demais colegas e por toda a comunidade escolar.


É uma atividade muito interessante, pois envolve recursos tecnológicos e a arte, além de permitir a criatividade e a visão crítica dos alunos. Percebe-se a possibilidade de realizar trabalhos artísticos como o teatro, as artes visuais e etc, utilizando esse recurso tão rico que é a informática. Além disso, é uma atividade que promove a socialização e a interação dos alunos, pois permite que os alunos façam comentários críticos sobre os trabalhos dos colegas.

Susie Barreto


Assunto: Vitral


Fonte: Wikipedia, a enciclopédia livre.
Os vitrais são elementos arquitetônicos constituídos por pedaços de vidro, geralmente coloridos, combinados para formar desenhos.
Tal como o vidro, o vitral originou-se no oriente por volta do século X, tendo florescido na Europa durante a Idade Media. Amplamente utilizados na ornamentação de igrejas e catedrais, o efeito da luz solar que por eles penetrava, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente, efeito reforçado pelas imagens retratadas, em sua maioria, cenas religiosas.
Adicionalmente, serviam como recurso didático para a instrução do catolicismo a uma população inculta e analfabeta.
A técnica clássica de fabricação de vitrais utilizava chumbo nas junções e soldaduras. A cor nas pecas de vidro era obtida pela adição de substancias como: o bismuto, o cádmio, o cobalto, o ouro e o cobre e outros, a massa de vidro em fusão. De peso elevado, os vitais assim construídos apresentavam problema de estrutura, estanquiedade, fragilidade, deformações, manutenção difícil, alem de elevado custo.
Atualmente, existem técnicas mais avançadas para a produção de vitrais, de grande valor estético, mais baratas e inócuas para a saúde e para o meio ambiente.
Material
·        Papel celofane de várias cores ou as cores primárias.
·        Cola
·        Tesoura
·        Papel chamex


Procedimento
Faça um desenho simples no papel chamex. As linhas do desenho devem ser largas, 1,5 a 2 cm são suficientes. Pinte as linhas largas com lápis de cor preta. A cor preta vai realçar as cores do papel celofane. 




As partes do desenho que ficaram sem ser pintadas devem ser recortadas, cuidado para cortar as linhas pintadas.




Nas partes vazadas será colado o papel celofane da cor que desejar. Para o acabamento, cole uma folha de papel chamex por traz da colagem do celofane.




Obs: No trabalho acima não foi colado papel celofane e sim folha de revista. O celofane está um pouco caro, né. Essa técnica pode ser aplicada em vários tipos de desenhos.


Sugestão de atividade

Os alunos podem pesquisar em alguns lugares da cidade onde tem vitral (em prédios públicos, em igrejas, em monumentos históricos, etc). Em equipes podem tirar fotos, fazer apresentação em power point ou exposição das fotos em um mural. As equipes podem falar um pouco sobre a história do lugar onde o vitral foi fotografado.

Pedir aos alunos uma pesquisa sobre a definição, origem do vitral, e formas de construção.
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Obs: Para realizar essa atividade em sala de aula procurei um material de baixo custo mas que produz um efeito muito bonito.

Material

  • Cola
  • Tesoura
  • Papel chamex
  • Papel camurça de várias cores ou revista velha
  • Um desenho
  • Canetinha
Procedimento

  • Com o lápis, transferir o desenho para o papel chamex.
  • Decidir quais as cores que vai usar no desenho.
  • Cortar uma tira do papel camurça, mais ou menos de 1 dedo e cortar em diversos formatos, quadradinho e triangulo. Separar por cores. Não misturar as cores para não dificultar na hora de fazer a colagem.
Obs: O papel camurça é um pouco caro, então pode ser substituido por folhas coloridas de revista velha.

  • Colorir o desenho parte por parte, colocando um pouquinho de cola
  • Para concluir, as linhas do desenho podem ser contornadas com canetinha.
Resultado com o papel camurça


Resultado com revista velha

Sugestão de atividades.


Os alunos podem pesquisar em alguns lugares da cidade onde tem exposição de mosaico (prédios públicos, igrejas, etc). Em equipes podem tirar fotos, fazer apresentação em power point ou exposição das fotos em um mural. As equipes podem falar um pouco sobre a história do lugar onde o mosaico foi fotografado.


Pedir aos alunos uma pesquisa sobre a definição, origem do mosaico, e formas de construção.

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Assunto: Luz e sombra


Fonte: http://www.amopintar.com/luz-e-sombra#ixzz16aepaRX7
Publicado por: "Amopintar"   Na secção: Desenho

 

                     “A luz e a sombra, são os elementos básicos para produzir o efeito de Volume nos objetos".


                Num desenho em duas dimensões, a luz e a sombra são elementos que definem e   caracterizam o volume do objeto. O volume é em conjunto com a forma outro dos aspectos que distingue os objetos que nos rodeiam. Este depende da luz que recebe, e por consequência das sombras que este produz. A definição correta do volume dum objeto se consegue através da valorização exata das intensidades das suas sombras. Podemos definir dois tipos de sombras, as próprias e as projetadas. As sombras próprias são as que origina o objeto em si próprio e as projetadas são aquelas que ele produz nas superfícies vizinhas.
                   Também se deve ter em consideração os reflexos produzidos pela luz, que projetam as superfícies ou objetos vizinhos já que estas aclaram a sombra própria.         Entre a luz e a sombra há uma zona de transição ou de “meia sombra” que pode variar em extensão dependendo da intensidade da luz.
                     No exemplo da Figura 2, distinguimos dois objetos com a mesma forma, tamanho e proporção, no entanto um representa um círculo e o outro, uma esfera. O círculo passou a ser um elemento bidimensional, a parecer um elemento tridimensional, com volume. A diferença entre os dois objetos é conseguida neste caso pelo efeito da luz e da sombra”.

Material
  • Papel chamex
  • Borracha
  • Lápis 6B
  • Um desenho simples sem muitos enfeites, mais contorno
  • Régua
  • Um pedacinho de algodão.
  
Procedimento

1 parte- Primeiro faça um exercicio com os alunos para que eles aprendam a usar o lápis 6B. Peça que desenhem 3 retângulos. No primeiro pintar uniforme com um cinza escuro, de preferência na horizontal. No segundo pintar um cinza escuro e o outro médio, que devem se encontrar no meio, os dois na mesma direção. No terceiro, três tipos de cinzas, escuro, médio e claro, as pontas das cores devem se encontrar. Veja o exemplo a baixo.





2 parte- Pintar o desenho por dentro com três tonalidades de cinza, as cores devem se encontrar, do mais escuro para o mais claro. Depois pintar o desenho por fora, pode ser empregado a penas diuas tonalidades de cinza. Contornar as linhas do desenho com o lápis 6B. Ao final, passar o pedacinho de algodão em todo o desenho em movimentos circulares, bem suave, é somente para dar o brilho.Veja os exemplos abaixo.

Obs: A pintura fica legal em movimentos todos horizontais ou todos na vertical, para que as linhas possam se encontrar. 


Sombreamento interno: O desenho fica todo pintado, assim como o lado de fora.



Sombreamento externo: O desenho fica sem ser pintado, o lado de fora que é pintado, tem-se a impressão que o desenho fica projetado. O lado de fora pode ser pintado com três tonalidades de cinzas, escuro, médio e claro.
Meus trabalhos e de alunos.

Exemplos retirados da internet






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Assunto: Figuras geométricas






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Assunto: Composição com linhas





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Assunto: Desenho raspado


Essa é uma atividade muito interessante pois é sempre uma descoberta, os alunos gostam muito de fazer.


Material


  • Lápis de cêra.
  • Papel chamex da cor branca
  • Um desenho


Procedimento

Pegue uma folha de papel em branco e pinte-a com o lápis de cera, utilize várias cores, de preferencia pintando sempre na mesma direção.  

Exemplo

Depois da folha toda colorida pegue o lápis de cera da cor preta e passe por cima de tudo o que foi pintado, sempre na mesma direção. 

Exemplo

Pegue a tampa de uma caneta e vá desenhando sobre tudo que foi pintado.
 Dica: Para que o desenho fique apenas com uma cor basta escolher apenas uma cor para pintar em baixo.
Exemplo 
Dica: Para que o desenho fique apenas com uma cor basta escolher apenas uma cor para pintar em baixo.




Desenho raspado colorido
Desenho raspado com apenas uma cor

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Assunto: História em quadrinhos